GESTÃO R.H_Comportamento organizacional

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

 

      Comportamento Organizacional

“Concerne ao estudo do que as pessoas fazem, como o fazem e porque o fazem dentro de uma organização e como o seu comportament afecta o desempenho final de toda a organização”

·         Motivação

·         Liderança

·         Poder

·         Comunicação Interpessoal;

·         Estrutura e processos de grupo;

·         Aprendizagem;

·         Desenvolvimento de atitudes e percepção;

·         Processo de mudança;

·         Conflitos;

·         Concepção de postos de trabalho;

·         Stress

 

      GRH – Actualidade

Dá enfase a:

·         Sistema de Gestão

·         Adopção de abordagens estratégicas;

·         Criação de valor acrescentado;

·         Obtenção de compromisso entre os colaboradores e as metas e objectivos organizacionais

OBJECTIVO: Sucesso Organizacional

 

      Periodo de 1945 a 1975

Impacto:

§  Teoria Relações Humanas;

§  Desenvolvimento Organizacional;

§  Sócio-técnico

A Função pessoal começa o seu período de afirmação e crescimento.

Ford, Taylor, Fayol ® Elton Mayo ® Douglas MacGregor, Maslow e Herzberg

 

 

 

      Factos Históricos

1974 – 1ª Crise Petrolifera – Convicção de eterna prosperidade é abalada, que resula numa mudança permanente – Incerteza aumenta; novos desafios tecnológicos; internacionalização; novos perfis profissionais e de formação, etc-

Função de Pessoal   =   GRH – Considera as pessoas como recursos Estratégicos.

                                                                      

Os desafios são:

·         Globalização;

·         Tecnológicos;

·         Sociais;

·         Regulamentares;

·         Económico, etc

                                                                      

      Técnicas actuais da GRH

o   Recrutamento & Selecção;

o   Formação & Desenvolvimento;

o   Gestão do sistema de recompensas;

o   Relações de trabalho;

o   Higiene & Segurança;

o   Gestão de desempenho;

o   Planeamento & gestão de carreiras;

o   Comunicação interna

o   Gestão administrativa

 

 

 Etapas

 

 

       Fases do Ciclo da Vida da GRH

o   Administrativa – Nesta fase o técnico de RH é uma pessoa com forte rigor disciplinador. Faz uso das técnicas de interpretação administrativa e regulamentar. O sistema é considerado fechado.

o   Relações Humanas – Muito influenciado pelo trabalho de Elton Mayo. Atenta à importância das pessoas e das respectivas satisfações. Ênfase no R&S de Técnicos formados em ciências sociais.

o   Gestão Integrada – Influenciado pelos trabalhos de Peter Drucker, McGregor, etc.

o   Gestão Estratégica – Influenciado por Porter e kanter. Os RH são o recurso estratégico das organizações.

 

      Novos Objectivos para a GRH

Capacitar a gestão para o cumprimento dos objectivos organizacionais;

§  Utilizar as pessoas no máximo das suas capacidades e potencial;

§  Impulsionar os compromissos dos colaboradores no sucesso organizacional;

§  Integrar as políticas de RH com os planos de negócio & reforçar a criação ou renovação de uma cultura voltada para os resultados;

§  Promover a criatividade dos colaboradores;

§  Promover o trabalho em equipa, etc.

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