Gestão_ Marketing

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

 

Gestão de Marketing

      O mundo empresarial apresenta hoje 4 características importantes:

1.       Incertezas/disrupções/desorganizações sucessivas

2.       Inovações e … mais inovações

3.       Gestão do tempo / prazos / Velocidade do tempo

4.       Acrescentar Valor

  • Existem desafios constantes que acontecem no seio de um meio Globalizado, exigindo Estratégias Globais capazes de darem respostas às seguintes questões:

·         Onde Estamos? (situação actual)

·         Para onde queremos ir? (missão/visão/valores)

·         Como queremos lá chegar? (planos de negócio, prazos, recursos, resultados)

·         Que capacidade de mudança tem a organização?

 

 

Conceito de Marketing – AMA

 

O marketing tem o seu inicio no começo do Seculo XX, nos EUA nos anos 20, altura em que começaram a surgir grandes empresas, comercializando produtos em massa. O objectivo era conseguir chegar aos consumidores e convencê-los a comprar.

Ao longo do tempo o Marketing tem evoluído, esta evolução tem a ver com o facto de terem existido profundas modificações estruturais ao nível da economia mundial. Actualmente, a globalização, a competitividade, a flexibilidade e a inovação são sinais evidentes desta evolução.

A inovação não pára e o ciclo de vida dos produtos/serviços torna-se cada vez mais curto, e torna-se necessário de criar mecanismos de gestão e atitudes de gestão  adequadas.   

 

 

 O mercado mudou e o cliente passou a estar em primeiro plano.

O mercado é essencialmente heterogéneo, o que significa que é constituído por segmentos diferentes, cada um deles com características homogéneas. O conhecimento desta realidade implica:

  • Identificação das características de cada segmento;
  • Estudos e acções adequadas (regionalizadas, localizadas, etc.) e especializadas

De facto, o mercado de um produto não é uma realidade homogénea porque existem:

  • Diferentes necessidades;
  • Diferentes atitudes e comportamentos;
  • Diferentes níveis económicos, sociais e culturais

 

Ópticas de Marketing

Apesar de o marketing já ter percorrido um longo caminho, vai ter de continuar a surpreender pela “diferença”.

O mercado global em termos de inovação, diferença e criação de valor explora hoje os 3C, Contextos, Conceitos e Competências

 

  

 

 

Ao longo do tempo foram sendo caracterizadas um conjunto de ópticas, que surgiram na sequência do desenvolvimento da economia. Estas têm conceitos dinâmicos que foram dando vida autónoma e importância ao Marketing:

 

A – Óptica da Produção:

É 1 das ópticas +antigas e consiste em disponibilizar aos clientes prod acessíveis, focando-se o management em > a eficiência ao nível da produção e distribuição. Desta forma, Produz-se e, posteriorm/, tenta-se através de acções de venda conquistar o mercado onde Predominam principalm/ considerações de ordem técnica, Será, portanto, imprescindível assegurar a máxima eficiência ao nível da produção (os melhores e mais modernos equipamentos e os processos de produção mais eficientes). Coloca-se a ênfase nos custos e na qld dos prod.

 PRODUÇÃO + ACÇÃO DA FORÇA DE VENDAS = LUCRO PELO VOLUME DE VENDAS.

Como consequências desta óptica surgem os naturais desfasamentos entre o que se produz e as reais necessidades do mercado.

 

B – Óptica de Vendas:

Esta óptica introduz melhorias na óptica da produção ao desenvolver a ideia de “Politica Comercial”, através de acções de apoio nas áreas de vendas.Neste sentido investe-se em iniciativas comerciais para > o volume de vendas, através de práticas comerciais mais agressivas como promoções, publicidade, politicas de preços, etc., tentando ainda forçar a venda de produtos.

PRODUÇÃO + POLITICA COMERCIAL/MOBILIZAÇÃO DE ESFORÇOS = LUCRO PELO VOLUME DE VENDAS

Portanto a principal preocupação é vender o produto, mais do que satisfazer o cliente; é vender o que produzem e não produzir o que os clientes procuram.

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