Gestão_ R.H

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

Gestão de Recursos Humanos

Os recursos humanos são hoje considerados como o recurso estratégico de qualquer organização, principalmente na actual conjuntura – a globalização.

 

A Gestão de Recursos Humanos ainda não é considerada ciência, pois é caracterizada pela inexistência de um corpo teórico.

Utiliza conceitos provenientes da: Sociologia; Economia; Ciência Politica, Psicologia, etc

Uma tem avançado à custa da outra

 

 Perspectiva sobre as pessoas: 1º – Engrenagem sujeita ao determinismo cego de uma máquina; 2º – Cidadãos, parceiros activos; 3º – Actualmente = Factor estratégico

      Gestão de Recursos Humanos, influencia o Desempenho e a realização individual que por sua vez influencia o Desempenho e a realização organizacional. A qualidade das decisões estratégicas = Qualidade de RH existentes (Sistema de GRH: Selecção, Avaliação, Compensação e Desenvolvimento de Competências)

 

      Perspectiva Clássica – One Best Way – até aos anos 70

o   Perspectiva Contigencial

§  Factores de contigência da GRH:

·         Estratégia do negócio

·         Ligação com o consumidor

·         Tecnologia

·         Natureza envolvente

      Subsistemas da Gestão de Recursos Humanos

o   Subsistema Organizacional

A noção de organização apresenta dois significados de distintos:

a)      Unidades e entidades sociais, e/ou;

b)      Designio de condutas ou processos sociais – o acto de organizar

A organiação é uma:

·         Entidade Social – composta por duas ou mais pessoas que interagem entre si;

·         Conscientemente coordenada – exige a gestão formal;

·         Gozando de fronteiras delimitadas – permite distinguir os membros dos não membros;

·         Tendo em vista a realização de objectivos – os objectivos só assim se realizarão pois um único individuo não iria alcançá-los.

 

Para Schein – A organização resulta na coordenação racional de actividades através da divisão de trabalho e funções, de uma hierarquia de autoridade e responsabilidades.

 

      Desenho Organizcional

a)      Configuração estrutural da organização;

b)     Funcionamento da mesma;

c)      Órgãos que a constituem;

d)     Relações de interdependência entre os órgãos que a constituem.

      Perspectiva da Gestão de Recursos Humanos

“A estrutura é o modo como a organização foi desenhada para atingir os seus objectivos, incluindo a divisão do trabalho e a descrição de funções ou do trabalho a desenvolver, assim como o grau de centralização ou descentralização do controlo pelos gestores de topo”  Prof. João Bilhim

      Perspectiva Micro – Estudo do Comportamento do Homem

a)      Pequenos grupos – Estatuto social, poder, conflito, liderança e comunicação

b)     Individuo – Percepção e decisão individual, valores e atitudes

c)      Motivação – Motivação e absentismo

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