Gestão_Cultura de Marketing

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

CULTURA DE MARKETING:

é o conjunto de mecanismos de marketing / “atitudes de gestão”: em que se utiliza a cultura para projectar e/ou fixar a imagem, nome ou produto de uma organização, nomeadamente:

(1) VISÃO – lógica de futuro: ligada às competências técnicas globais que responde à questão vital: “O QUE QUEREMOS SER NO FUTURO”;

(2) MISSÃO – lógica de mercado: forma a organização se coloca no mercado, para satisfazer as necessidades dos clientes. Responde a outra importante questão: “O QUE SOMOS E PORQUE EXISTIMOS”;

(3) VALORES – lógica sociocultural: apresenta os princípios que permitem o funcionamento da organização. Responde á questão “COMO SOMOS”

(4) CULTURA ORGANIZACIONAL – definida como: “Forma como a > parte das pessoas numa organização PENSA, ACTUA E SENTE, a fim de alcançar um RESULTADO COLECTIVO”

(5) MECANISMOS DE GESTÃO – a serem postos em prática

(6) ATITUDES DE GESTÃO – que mostrassem sinais da excelência do desempenho empresarial, a nível interno e/ externo;

Estes são os mecanismos para um projecto de Excelência, dirigindo a sua atenção para os valores.

 

QUANDO PENSAMOS EM MARKETING TEMOS DE TER PRESENTE O SEGUINTE:

(1) No mercado, a concorrência é permanente e competitiva o que significa que as “VANTAGENS COMPETITIVAS” alcançadas, são de curta duração;

(2) Os produtos e serviços estão relacionados com as politicas de inovação e as politicas de acompanhamento de clientes/pós-venda, assistência técnica, ….

(3) A “COMPETITIVIDADE/PRODUTIVIDADE/QUALIDADE/…”são definidas pelos clientes e impõe uma forma eficiente de fazer marketing, traduzida na “FÓRMULA 4C”: clientes, conveniências, custos e comunicação;

(4) O investimento nas pessoas/recursos humanos são prioritários pois são estes que criam as “VANTAGENS COMPETITIVAS” ao longo do tempo.

 

Neste contexto as ABORDAGENS DE MARKETING devem centrar-se sobre quatro áreas fundamentais:

 (1) “Produtos/Serviços” que representam a existência da organização;

(2) “Estruturas e Processos” que determinam a eficácia do negócio;

(3) “Pessoas” que fazem a diferença e constroem a eficiência da organização;

(4) “Cultura Organizacional” que cria as condições adequadas para que a produtividade, a qualidade e as vantagens competitivas possam ser traduzidas em resultados, e desenvolver, a nível das pessoas/recursos humanos, as atitudes de marketing adequadas.

 

SITUAÇÃO TIPICA DE MARKETING  (esquema)

O marketing deve ser entendido como uma atitude global de gestão, pois está directamente relacionado com o planeamento global das organizações: Em que, o mercado tem necessidades, poder de compra e de escolha e decisão de compra. Deste modo, de acordo com as necessidades, a empresa lança o seu  produto/serviço; De acordo com o poder de compra, a empresa varia o preço e as suas condições de venda; De acordo com a actuação de vendas por parte das empresas, o mercado tem a sua decisão de compra.

 

 

 

FACTOS SIGNIFICATIVOS,

Devido à mudança e para sobreviver, a organização tem de ter em atenção a importância dos FACTOS SIGNIFICATIVOS, (sinais de mudança, rupturas, as tendências, os ciclos, as sazonalidades, …) por meio da observação e interpretação destes factos, a fim de estarem sempre actualizados, isto é, em “cima dos acontecimentos”, para agir em tempo oportuno e de forma correcta.

A observação e interpretação desses factos, permitem:

(1) Tem 1 conhecimento estratégico do mercado;

(2) Compreender os clientes e os seus sentidos de mudança;

(3) Ver mais longe e diferente;

(4) Compreender as ameaças e as oportunidades como sendo desafios a vencer;

(5) Estar atenta à concorrência e às rupturas que vão acontecendo;

 

FACTOS SIGNIFICATIVOS: São situações/acontecimentos a nível de envolvente externa e de mercado, trazidas pela concorrência, que podem influenciar positiva ou negativamente o desempenho organizacional.

Podem ser: Mudanças/rupturas a nível dos produtos ou serviços prestados; Mudanças nas politicas de Marketing-Mix; Mudanças nas politicas de inovação; Estrangulamento e deficiências a nível interno (incumprimento de prazos, custos, defeitos…); Reclamações de clientes; Atitudes e acções concretas conduzidas pelos maiores operadores do mercado; Politicas de preços e outras politicas comerciais; Imagem institucional

Os Factos Significativos potenciadores de um bom desempenho organizacional, deverão responder às seguintes questões:

(1) Onde é que os esforços da organização deverão actuar a nível do meio envolvente, mercados ou concorrência?

(2) Que prioridades devem ser definidas para se alcançarem os objectivos planeados?

(3) Quais as áreas organizacionais sobre as quais se deve estar mais atento para actuar em tempo oportuno?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s