Gestão_Estratégia do Marketing

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

ESTRATÉGIA DE MARKETING

A estratégia, define a forma como uma organização vai actuar no mercado, tendo em atenção as tendências do mercado, a actuação da concorrência, a caracterização dos seus clientes, seus produtos e/ou serviços, etc.

Deste modo o Marketing deve ser visto como uma estratégia pois é capaz de dar resposta competitivas aos mercados, clientes, marcas produtos e serviços. Exemplo: “Custos mais baixos”ou “diferienciação”

O ciclo de vida do produto passa por 4 fases de estratégias: Lançamento, desenvolvimento, Maturidade e Declínio;

 

Para a elaboração de uma Estratégia de marketing deve ter-se em consideração estas ideias chave:

A) SEGMENTAÇÃO DE MERCADO (geográfica, por tipo de produto/clientes)

B) FORMA DE PENETRAÇÃO DE MERCADO (desenvolvimento interno, aquisição, fusão)

C) MARKETING-MIX ( Composto de marketing) : Conjunto de meios e acções que uma organização utiliza para desenvolver de forma articuladas e coerente a sua estratégia. Também conhecido como o modelo dos “4P” : Produto, Preço, Praça (Place) e Promoção, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente (Cliente, conveniência, comunicação, custo)

D) FORMULAÇÃO DO PLANO DE MARKETING – Que caracteriza a forma como uma organização fez o seu trabalho de reflexão estratégica.

 

Passo 1 – Efectue uma análise da situação (envolvente da empresa)

Passo 2 – Faça a análise SWOT  (pontos fortes e fracos (relativos à empresa), oportunidades e ameaças (relativos ao meio envolvente à empresa).

Passo 3 – Estabeleça objectivos de marketing

Passo 4 – Elabore uma estratégia de marketing

Passo 5 – Formule o marketing-mix

Passo 6 – Estabeleça orçamentos

Passo 7 – Controle os resultados

Passo 8 – Actualize o plano

 

E) SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO – Este sistema visa avaliar a concretização dos desempenhos das organizações ao longo do ano/PRAZOS.

Numa visão de MELHORIAS CONTINUAS E INOVAÇÕES pretende convencer os diferentes interlocutores das várias estruturas a funcionarem de forma integrada o que significa capacidade de resposta/decisões em TEMPO ÚTIL. E perceber a capacidade de mudança da envolvente das empresas.

Para desenvolver a estratégia é necessário inovação, ter criatividade no planeamento, a fim de garantir a sobrevivência. (esquema inovator)

 

INOVATOR

Para inovar é importante: perceber o contexto global (risco, incerteza, ambiguidade), Fazer a distribuição criativa nos negócios (saber ver diferente) ver os clientes como sendo a base de mudanças.

A fazer isso permite liderar, consegue convencer, ver longe e com criatividade e consegue um > envolvimento das pessoas; Com isso obtém bons resultados a nível do mercado, clientes, prestração de serviços, produtividade.

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