Gestão_Marketing Integrado

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

O MARKETING INTEGRADO

É 1 sistema de gestão que estimula o desenvolvimento rentável das organizações através de uma constante interacção do “Marketing Out”/Clientes com o “Marketing In”/Pessoas- Recursos Humanos.

Visando:

(1) Satisfação dos clientes;

(2) Repensar permanentemente a vocação, isto é, na sua razão de existir;

(3) Procurar constante o respectivo posicionamento estratégico;

 

A nivel do “Marketing Out”/Marketing Externo – Clientes, é necessário:

(1) Saber escolher os clientes/posicionamento no mercado

(2) Fornecer os produtos/serviços adequados

(3) Fidelizar os clientes

(4) Acompanhar a actuação da concorrência

(5) Saber interpretar os Factos Significativos dos mercados, concorrência, clientes,…

 

Neste sentido as organizações são obrigadas a desenvolver 3 vectores considerados vitais para a sua sobrevivência:

(1) A crescente qualidade dos produtos/serviços;

(2) Necessidade de sentir os fenómenos de mudança a nível de clientes, acompanhando-os e valorizando a relação (one-to-one);

(3) Obrigação de criar e fomentar uma cultura de marketing

 

O “Marketing In”/Marketing Interno – Pessoas/Recursos Humanos,

consiste na aplicação dos conceitos e técnicas de marketing às pessoas/recursos humanos, considerados como os “primeiros clientes” da Organização, pois estes são indispensáveis para a prestação de serviços.

Para isso é necessário: introduzir “melhorias e inovações” a nível de operações e da eficiência das estruturas organizativas, para > valor acrescentado do Marketing Out/Clientes, e valorizar a importância do feedback dos serviços.

 

Em termos de IDEIAS CHAVE PARA UMA CULTURA DE MARKETING, O MARKETING INTERNO TEM EM ATENÇÃO OS SEGUINTES PONTOS:

(A) ANALISAR EM VEZ DE IMPOR OS “MEUS” PTO DE VISTA: (1) Analisar quem são os “meus” pto de vista; (2) Diagnosticar pto de interesse e motivações; (3) Segmentar em grupos, interesses e influências

(B) PESSOAS CONSIDERADAS COMO PARCEIROS NA CRIAÇÃO DE “ACORDOS” – (QUE FAZER? COMO? QUANDO? QUANTO CUSTA?...): (1) Qual a “nossa oferta” de produtos/serviço; (2) Analisar alternativas; (3) Analisar reacções e impactos; (4) Negociar e alterar a “nossa” oferta;

(C) CONCRETIZAR “PLANOS DE ACTUAÇÃO” E MANTER DINAMISMO A NIVEL DE RESULTADOS: (1)Definir canais de distribuição; (2) Agir Comunicando; (3) Medir “Grau de Satisfação” dos clientes internos

 

O MARKETING INTERNO CONSIDERA 2 SISTEMAS:

(A) SISTEMA DE RESPOSTAS – Traduzido nas Estruturas e Pessoas Prestadoras de Serviços, no qual Toma a iniciativa, Fomenta o “Feedback”, Acompanha, pergunta e analisa resultados e impactos, Fomenta a qualidade e realiza melhorias permanentes.

(B) SISTEMA DE NECESSIDADES – Traduzido nas Estruturas e Pessoas Clientes. São as necessidades dos clientes que orientam o sistema de respostas.

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