Gestão_Marketing Mix

Publicado: julho 2, 2010 em Gestão

MARKETING MIX

(Composto de marketing): Conjunto de meios e acções que uma organização utiliza para desenvolver de forma articuladas e coerente a sua estratégia. Também conhecido como o modelo dos “4P” : Produto, Preço, Praça (Place) e Promoção, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente (Cliente, conveniência, comunicação, custo).

As decisões do dia-a-dia, Têm que identificar e quantificar a importância de cada acção e respectivos “outputs” e impactos traduzidos em “valor para clientes”

Os quatro factores do mix de marketing estão inter-relacionados, as decisões em uma área afectam acções em outra.

(1) PRODUTO (PRODUCT) – Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, “pacote” de utilidade que visam satisfazer as necessidades dos clientes. O produto é constituído por um conjunto de características que inclui: Conceito Gamas, Marca, Design, Qualidade, Embalagem.

(2) PLACE/DISTRIBUIÇÃO – Conveniência: Política de distribuição para apresentar o produto/serviço ao consumidor, que tem a ver com a escolha dos canais de distribuição e do lugar onde quer colocar os produtos. (Força de Vendas, Redes de distribuição directas/indirectas, Relações comerciais, Serviços pós-vendas/assistência a clientes, Acções de Merchandising (ponto de venda));

(3) PROMOÇÃO/(Promotion) – Comunicação: Política de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, referindo as vantagens e/ou facilidades que se obtém com a compra dos produtos aos clientes, Distribuidores e Publico) por meio da Comunicação, Publicidade, Força de Vendas, Acções Promocionais, Relações Públicas, Marketing Directo (Telemarketing, direct-mail, etc)

 

(4) PREÇO (PRICE) – Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento, que posiciona a empresa no mercado orientando-a para determinados segmentos. É ela que vai orientar e determinar a rentabilidade da empresa. Na definição de preço tem-se em linha de conta:

a) Os custos de produção e comercialização

b) A procura que nos faz saber o preço que os clientes estão dispostos a pagar

c) O valor que os clientes atribuem ao produto

d) As práticas seguidas pela concorrência (Preço base/contratual, Margens, Formas de Pagamento, Fidelização dos clientes, Feedback dos clientes, Valor actual e potencial dos clientes)

 

 

 

OS ETCETERAS DO MARKETING:

O Marketing é uma disciplina em constante evolução. O marketing teve o seu inicio no começo do séc. xx nos EUA. Devido à grande emergência de lojas, armazéns e empresas era necessário atingir os consumidores e convence-los a comprar. Surge então o Marketing.

Marketing significa administração de mercados para ocasionar trocas com o propósito de satisfazer necessidades e desejos.

Novas formas de abordagem, novas tecnologias e novas ideias são desafios que os profissionais de marketing e de gestão terão de ter bem presentes para responderem de forma competitiva a mercado e clientes.

Actualmente a ideia de “MARKETING EXPERÊNCIAL” está em voga, esta ideia quer traduzir uma constante aproximação aos clientes fazendo-os viver experiências, envolvendo-os para que possam perceber melhor a utilidade e valor dos produtos ou serviços que utilizam.

Ser competitivo é saber produzir e vender o lucro, combinando os diferentes recursos para obter melhores produtos e as melhores formas de organização no mercado.

Atractividade, inovação que gera mais inovação, produtos, serviços, marcas, valor, clientes,…, passarão a ser ideias chave desta estratégia.

É necessário ter “Fusões e aquisições” de Conhecimentos, informação e inovação, infçuenciando o desempenho das pessoas e organizações criando valor, para uma vida prifissional em gestão de empresas.

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